Samuel (parte 5)
- Ministerio 1K
- 12 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Texto bíblico: 1 Samuel:9
relembrar as crianças de tudo que ja foi ensinado (vide aulinhas anteriores)
uma boa técnica é fazer perguntas abertas ex.: quem é mãe de Samuel?
e guiar assim por diante conforme as respostas
Como eu contaria a história: (provavelmente usando desenhos!)
Em Israel (onde morava o povo de Deus!) haviam várias tribos, cada uma com a sua função, algumas delas tinham mais rebanhos, outras menos, algumas tinham muitas plantações e outras nem tanto, algumas mais e outras menos populosas, lgumas ficavam em lugares importantes, outras em locais mais afastados.
Havia uma tribo chamada tribo de Benjamim. Esta não era muito grande, também não era importante ou influente, mas era israelita.
Quis era um homem da tribo de Benjamim, ele era bem rico e importante dentro da tribo, tinha até servos e um rebanho, o filho dele se chamava SAUL! A bíblia diz que Saul era muito alto e bonitão.
Certo dia algumas das jumentas de Quis se perderam, então, o pai mandou que Saul chamasse um dos servos e pedisse que o acompanhasse na busca das jumentas.
Eles andaram e andaram e andaram por muuuitas cidades e nada de acharem as jumentas.
(abrir um parênteses, ou falar isso antes de começar)
Enquanto isso, na cidade de Zufe, estava Samuel, ele ja não era mais mocinho, já estava mais velho e era sacerdote (Juiz), assim como foi Eli, se lembram?
No dia anterior Deus falou assim para Samuel:
"Amanhã, nesse horário, vai chegar um moço aqui, ele vem da tribo de Benjamim, ele vai te procurar, ai eu quero que você unja ele pra ser líder do povo de Israel inteiro! Ele vai libertar o povo das mãos dos filisteus"
Depois de muito andar procurando as jumentas a comida de Saul e do servo acabou, então Saul ja achou melhor dar meia volta, pra não deixar seu pai preocupado com ele!
Mas o servo que o acompanhava disse:
"Saul, nessa cidade vive um profeta que é Deus purinho, Deus usa muito esse homem, todo mundo conhece! o que você acha de agente dar uma paradinha pra falar com ele, agente já ta aqui mesmo, e Deus com certeza sabe onde as jumentas estão! ai nós voltaremos pra casa com elas!"
Saul topou na hora
E la foram
Samuel, como já contei pra vocês, já sabia quem era Saul e porque ele estava lá,
ele não disse nada a príncipio, mas o convidou para o banquete que estava sendo preparado. Só depois do banquete é que Samuel disse para Saul que precisava revelar algo de Deus para a vida de Saul... mas isso são cenas para os próximos capítulos
Pontos a serem tratados na ministração:
- Nós não cremos em coincidência !
- As coisas não acontecem por acaso, e o ditado "Deus ecreve certo por linhas tortas" definitivamente não faz sentido, o nosso Deus é um Deus da perfeição, não só para as histórias bíblicas, mas também na minha e na sua vida!
- Tudo tem um propósito !
* Use a imaginação para ser bem visual ! Não é necessário o dom do desenho, mas alguma referencia gráfica tanto para memorização quanto para prender a atenção
*Não precisa se prender com exatidão ao que escrevo, use a criatividade e deixe Deus te usar, só se lembre de que estamos lidando com crianças
* Use palavras simples e situações cotidianas deles para trazer a realidade deles
* Quando sentir que talvez tenha perdido a atenção deles, não deixe a peteca cair
Comments