Jônatas corre risco de vida por conta das promessas sem pé nem cabeça de Saul
- Ministerio 1K
- 5 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
1 Samuel 14: 33-43 Como vocês já devem saber, Saul ficou furioso ao saber que seus soldados haviam comido carne com sangue e pra variar, foram desobedientes... O Rei Saul preparou o altar em cima de uma pedra e disse aos soldados para que trouxessem o seu gado e as suas ovelhas, para matarem e comerem la mesmo, naquele altar preparado ali. De forma que estando juntos não pecassem mais e comessem da forma correta, sem sangue nem gordura.
* Abra um parênteses para explicar para as crianças a respeito da dieta Kasher, seguida pelo Judeu até hoje! Em Gênesis está o seguinte versículo:
"tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" (Gênesis 9:2-4)
Ou seja, esse versículo diz que tudo aquilo que se move e vive pode ser consumido pelo homem como alimento, aliás foi criado e está disponível para desfrute do homem, no entanto, não se deve consumir sangue!
Em Levítico isso é explicado melhor, Deus nos diz que a vida da carne está no sangue.
Voltando... Depois disso Saul teve uma idéia. _ Vamos descer de noite e atacar os filisteus. Até o amanhecer nós tomaremos tudo o que eles têm e não deixaremos nenhum filisteu vivo. Seus homens responderam: _ Faça o que sua majestade achar melhor. Só que o sacerdote Aiás achou ruim e propôs que se fizesse uma consulta a Deus antes, para saber se ele aprovava o ataque. Evidentemente, acreditava que o rei estava errado em não procurar aconselhamento divino mais cedo naquele dia (1 Samuel 14: 18, 19) . Saul não viu nada de mais, então perguntou a Deus se deveria atacar os filisteus e se seriam vitoriosos. Mas o Senhor não respondeu absolutamente nada naquele dia, e na manhã seguinte ainda não havia qualquer resposta. Então Saul disse aos oficiais: _ Venham aqui e descubram que pecado foi cometido hoje, só pode ser isso, Deus não me respondeu até agora! E fez a seguinte promessa ao Senhor: _ Eu prometo pelo SENHOR, o Deus vivo, o Salvador de Israel, que, mesmo que o culpado seja o meu filho Jônatas, eu o matarei. Mais uma das promessas sem pé nem cabeça de Saul !!!! Silencio total no acampamento. Ninguém comentou nada. Por que Saul não disse, "ainda que seja o rei?” Saul chegou à conclusão de que ele era o único que não havia pecado no acampamento. Então Saul ordenou: _ Fiquem todos de um lado. Eu e o meu filho Jônatas ficaremos do outro. Então Saul disse ao SENHOR, o Deus de Israel: _ Ó Deus, por que não me respondeste hoje? Ó SENHOR, Deus de Israel, responde por meio do sorteio. Se a culpa for minha ou de Jônatas, responde pela pedra marcada Urim; mas, se a culpa for de Israel, o teu povo, responde pela pedra marcada Tumim. (...) E a resposta indicou Jônatas e Saul e não os soldados. Então Saul disse: _ Façam o sorteio para saber se a culpa é minha ou do meu filho Jônatas. E Jônatas foi indicado. Então Saul perguntou: _ O que foi que você fez meu filho? _ Eu comi um pouco de mel que tirei com a ponta do bastão que eu tinha na mão! _ Perdeu o juízo, meu filho! _ Pois é meu pai, agora estou aqui, pronto para morrer pode me matar! Uma mente inquiridora poderia perguntar: Já que Jônatas era inocente e Saul muitas vezes deu clara evidência de sua culpa, porque Deus permitiu que a culpa recaísse sobre Jônatas e não sobre Saul?
Comments